top of page

PERSONAGENS

Cuca

  A personagem principal Cuca nasceu da pintura que leva seu nome: A Cuca, óleo sobre tela,  de 1924.



   A definição das características da personagem surgiu a partir da confecção de rascunhos com estudos de proporção da cabeça, dos olhos, das antenas, do tronco e dos membros, baseados no quadro de Tarsila.

  Decidiu-se alterar a proporção original a fim de suavizar a animação dos movimentos da personagem, bem como diminuir seu tamanho corpóreo para não ocupar tanto espaço na interface. Os olhos foram aumentados a fim de salientar a característica contemplativa visual do game. Manteve-se a cor original da Cuca, pois a mesma contrasta bem com todos os cenários do jogo.



   Após a escolha do desenho final da personagem era preciso dar vida à Cuca, para que ela cumprisse sua jornada. Houve, então, a criação de diversas animações que representassem as ações de Cuca, que poderiam ser ativadas pelo jogador ao longo da aventura.



  As animações criadas foram as seguintes: walking (andando), jumping (pulando), catching (capturando) e idle (ocioso – ação da personagem parada no cenário, sem estímulo do jogador).

Como tudo no jogo é inspirado nos quadros de Tarsila. Os personagens não podiam ser diferentes .

Demais personagens
​​
Os amigos sapo e lagarta também nasceram do mesmo quadro que a personagem principal. Suas cores e proporções foram mantidas. São eles que contam para Cuca o que ocorreu com sua comida e contextualizam para o jogador a história do game.



   As capivaras, livremente batizadas assim pelo autor deste trabalho, nasceram do quadro Sol Poente, óleo sobre tela, de 1929. Como a Cuca não sabe nadar, são as capivaras que ajudam a personagem a atravessar o rio em direção à região árida.



   O touro, nascido do quadro O touro (Boi na floresta) de 1928, é o guarda da prisão do Abaporu. Ele impede a Cuca de entrar no recinto do antropófago, a fim de protegê-la. Todavia, se ela lhe oferecer flor de manacá, ele permitirá sua entrada, já que não resiste à fragrância dessa flor.

  O Abaporu nasce da tela homônima de 1929. Ele não pode ser considerado o vilão, talvez apenas o anti-herói, já que ele apenas exerce seu devir antropófago.



 

Já Tarsila nasceu de seu autorretrato (Manteau Rouge) de 1923. A pintora vive no universo que a própria criou. Sua presença no jogo propõe uma metalinguagem a respeito da pintura.

bottom of page